07/07/2008

A minha balança em balanço




Num dos desafios em que participo foi-me pedido que fizesse um balanço da minha RA, pois aqui vai então:


Ano novo, alimentação nova.
Foi assim que iniciei o ano de 2008, estava nessa altura com 62 kg, eu tenho 1,58 m, por isso um peso um pouco exagerado.
Um mês depois ao pesquisar na net sobre dietas e reeducação alimentar descobri vários blogs sobre o assunto e pensei também vou fazer um.
Então em Fevereiro de 2008 comecei o meu blog.
O meu emagrecimento tem sido bastante lento pois ao fim de 7 meses emagreci cerca de 6 kg o que significa uma média de 860 gramas por mês.
Comecei por tentar fazê-lo sozinha e por não obter aqueles resultados maravilhosos que esperava no início, resolvi procurar ajuda de um endocrinologista, descobri que o meu metabolismo é lento e porque sou muito stressada produzo cortisol em excesso o que não me deixa emagrecer mais rapidamente.
No mês de Junho a meu emagrecimento cristalizou um pouco porque tive uns problemitas (que ainda tenho) no meu sistema de equilíbrio (ouvidos) e com tantas vertigens e remedinhos o avanço foi quase nulo.

Mas o que importa é que ao longo destes 7 meses:

- aprendi a comer melhor e a não exagerar nas porções a cada refeição;
- começei a tomar o pequeno-almoço e a comer de 3 em 3 horas;
- deixei praticamente de comer fritos, bolos, molhos e o mais importante de tudo deixei (quase) o pão branco (hehehe não molhar o pão na comida, aiiiiiiiii);
- pelo menos uma vez por semana (por indicação da endocrinologista) tenho uma refeição mais relaxada (aqui é o pior porque às vezes relaxo de mais, heheheh), e nem sempre uma vez só por semana;
- tomei consciência que tenho que fazer mais exercício físico o que me é muito difícil pois sou preguiçosa (caminho 5 km 2x por semana, em média);
- também me apercebi que bebo muito pouca água ou qualquer outro líquido;
- tento não ficar demasido anciosa em relação ao emagrecimento porque isso para mim é terrível, quanto mais penso que não devo comer mais vontade tenho de comer;
- tiro as minhas medidas 1x por semana, o mesmo deveria fazer com o peso mas confesso não o consigo fazer, peso-me todos os dias;
- acho que estou a ficar um pouco obsecada com a contagem das calorias, nunca compro nada sem ver as calorias;
- anoto as minhas refeições num caderno e conto as calorias.

Não fui o exemplo de pessoa muito disciplinada mas pelo menos esforçei-me bastante, estou feliz comigo mesmo e com o meu blog pois nunca consegui tomar as rédeas da alimentação por tanto tempo.
Também quero agradecer às meninas dos outros blogs pela ajuda que me deram mesmo que por vezes inconscientemente.

Agora é seguir em frente e tentar melhorar ainda mais.

Uma boa semana para todas e beijufas

12 comentários:

Kécia Fonseca disse...

Oi Tágide, parabéns como sempre vc é uma pessoa pelo que pude perceber muito fiel, quando se trata de assumir responsabilidades e isso é bom,sabia que vc foi a primeira de todas as participantes a fazer a tarefa da semana! e gostei muito do seu balanço geral é melhor eliminar devagar e para sempre, e também mudou seus habitos é isso menina vc vai longe.

Beijos

Kécia

Papoila disse...

olá!
li num comentario teu que n sabes usar os flocos de aveia... passa no meu blog para veres a "dificuldade!" daquilo :))))é sobre dieta, poupança e ecologioa... como sei q estás desempregada, pode ser-te útil.
beijoca e parabéns atrasados pelo aniversário da filhor«ta!

outra coisa: o teu percurso esta a ser óptimo, nada de achar q emagreceste pouco neste tempo... a pressa é inimiga da perfeição, certo?
beijoca

Sofia disse...

E continua em frente que assim vais conseguir atingir o teu objectivo!:)
beijocas grandes!

Danielle Balata disse...

Um gostei do seu balanç0, só é ruim o fato de vc ter o metabolismo lento.. por que só emagreceu 6kg. Mais isso não importa, importa que você adquiriu novos habitos.


Beijos

Marisa disse...

Balanço mais que positivo! :) Mais importante de tudo é que mudaste mesmo os teus hábitos. Depois tu não tens muito kgs a perder, portanto 6 kgs é logo uma boa parte do caminho. EStou com a Papoila. a pressa é inimiga da perfeição.

Ah! Sou tal e qual, não posso centrar-me em demasia ou criar ansiedades com o processo, senão dá-me vontade de comer. Por isso, evito tudo o que me crie stresses com a coisa.

Beijinhos

AnaSakura disse...

faço minhas as palavras da papoila!
e tenho dito!!

Ana Bastos disse...

olá!!!
passo por cá muita vez, porque gosto bastante de te ler ;) nem sempre comento!

ès um exeplo que devagar se vai ao longe... e gostei desse balanço!

força
bjinhu

Anónimo disse...

Oi Tagide!
Gostei de ler a descrição do teu percurso, e tal como a Papoila disse "depressa e bem há pouco quem"
Como o meu médico me disse quanto mais tempo demoramos a perder os kilinhos, mais dificíl é eles voltarem he he
Espero que estejas melhor do teu problema de saúde.
Beijinhos e bom resto de semana

disse...

Oii Tágide, qto tempo já estava com saudades.
É a Fah, estive afastada mais já voltei.
Com blog novo, espero q agora definitivo rs.
Adorei ver seu balanço está de parabéns mesmo.
Eu q estou precisando rever uns conceitos.
Bjoos

Crista disse...

oI mAMÃE...
eSTÁS A LAMENTAR-TE DE QUÊ???
TÁS A PROGREDIR E A PERDER PESO COMO DEVE SER DEVAGAR E BEM!!!
pARABÉNS.

MIL BEIJOCAS

Amendoinha disse...

E estás de parabéns, pois estás no bom caminho, só há mesmo que continuar e não desistir nunca!
Uma beijoca e votos de bom fim de semana!

Tati disse...

Parabéns por esse caminho fantástico! Quem me dera a mim ser assim tão disciplinada, pois vivo na casa da mamã ainda e por vezes sou preguiçosa pra azer o meu próprio jantar, mas devagarinho vai!!! Conseguiremos atingir os nossos objectivos, etá pk tenos uma coisa em comum... exactamente a mesma altura! lol

Beijoca muiti grande e mais uma vez parabéns!