10/04/2008

Tarefa da semana

Olá queridas amigas!

Aviso já que vai ser longo o meu post! Desde já agradeço a vossa pachorra para ler.


Bem tenho adado sumida, e a razão disso é um desânimo muito grande.
Fiz as análises que a endocrinologista mandou e uma delas tem um valor do dobro do limite normal.


É a do cortisol que é uma hormona
corticosteróide produzido pela glândula supra-renal que está envolvido na resposta ao stresse; ela aumenta a pressão arterial e o açúcar do sangue, além de suprimir o sistema imune. O cortisol é libertado quando o corpo se encontra em situações de alto stress físico e mental e alta temperatura, é a principal hormona catabólica.

A médica já viu a análise disse para não me alarmar, mas eu pesquisei na maldita net e este aumento de cortisol pode realmente advir do stress de um estado meio depressivo mas tb pode vir de outros problemas mais graves, Oh God que mais me irá acontecer.
Por isso não tenho tido vontade de vir aqui escrever a verdade é que fiquei algo deprimida.
Vamos ver.
A endocrinologista diz que deve ser devido a este resultado que o meu peso não desce, por isso mandou fazer outra análise mais específica para determinar a origem deste cortisol exagerado.
O resultado só terei daqui a 10 dias. Por isso continuaei com a minha RA mas não vou esperar grandes resultados.

A minha tarefa da semana então prende-se com o que está a contecer comigo, queridas amigas antes de começar qq dieta, qq suplemento procurem um médico, façam análises pq se eu nunca tivesse ido nunca tinha descoberta isto e continuaria sempre na mesma.

TAREFA

Eu não como tanto para estar tão gordo!

Até que ponto a afirmação coincide com a verdade?
por Dr. Antonio Carlos do Nascimento
São possíveis várias doenças como causa de obesidade: disfunção da tireóide, hipófise, ovários, testículos, supra-renais, pâncreas. Todas as disfunções citadas levam a transtornos hormonais que podem em última instância culminar com obesidade, assumindo características de gravidades variáveis, cada qual por seu caminho. Porém, assumindo a possibilidade de que nenhuma das desordens referidas anteriormente esteja presente, o que faz um indivíduo, mesmo não exagerando na ingesta alimentar, manter um peso excessivo?

Cortisol, a palavra chave é cortisol!

O acusado, é produzido por duas glândulas localizadas nos pólos superiores dos rins, e por isso são chamadas de supra-renais, o cortisol é produzido diariamente e fisiologicamente, tendo enorme importância no equilíbrio de várias funções orgânicas no dia a dia, incentivando fisiologicamente a produção de glicose no fígado à partir do metabolismo das proteínas, estimulando ainda o armazenamento de glicose na forma de glicogênio, possui ainda grande potencial antiinflamatório e imunossupressor. A cortisona que utilizamos na asma, sinusite, doenças reumáticas e tantos outros males nada mais é que o famoso cortisol em sua versão farmacológica. O cortisol também é produzido em qualquer situação de stress ao qual determinado organismo é submetido: mecânico, infeccioso ou emocional. Ou seja, se somos submetido a uma cirurgia, contraímos um processo infeccioso, ou estamos diante de um grande trauma emocional, rios de cortisol são liberados pelas supra-renais para corrente sanguínea, para conter o processo inflamatório e modular a resposta imunológica, entre outras ações. O procedimento cirúrgico e o processo infeccioso se resolverão, assim como os níveis de cortisol nesta situação voltarão ao normal, porém no stress emocional vamos depender de algumas variáveis. Falemos do stress. Se estivermos no trânsito, no destino de uma reunião importante e tudo o que circunda seu veículo apresenta-se completamente parado, sem nos permitir a menor possibilidade de chegarmos a tempo, com certeza estaremos em profundo stress, porém neste caso antes que o nosso cortisol assuma grandes concentrações sanguíneas, teremos as supra-renais liberando rios de adrenalina, não sendo incomuns palpitações e suor frio, os chamados efeitos do stress agudo. Por outro lado se estamos em uma situação de stress crônico, seja por um problema financeiro, de saúde, filhos, tal stress mantido provoca liberação crônica e sustentada de cortisol, e este, ainda que bem intencionado trará transtornos, em várias questões orgânicas, e também no ganho e manutenção de peso elevado. O cortisol em altos níveis aumenta o depósito de gordura, especialmente em abdômen, diminuindo ainda a utilização da gordura já existente, exibe ainda potencial de retenção hídrica no organismo através de ação nos rins, a compulsividade dos indivíduos com stress crônico também se relaciona em boa parte aos altos níveis de cortisol. Ou seja, os motivos que fazem engordar indivíduos que utilizam altas doses de cortisona, são os mesmos que fazem com que o stress crônico, através do cortisol, nos patrocine a obesidade. Impossível o sucesso no tratamento da obesidade sem respeitarmos o cortisol e a quem diz: eu não como tanto para estar tão gordo. http://www2.uol.com.br/
Bem esta foi a minha tarefa.
Beijufas.

7 comentários:

Crista disse...

Oi Tágide,
Vai com calma e não fiques imaginando coisas!!!
Pesquisar sobre doenças na net não é nada bom!!! Falo por experiência própria.
Segue direitinho o que a médica mandar, e continua a tua RA numa boa, dá umas super caminhadas (se o tempo deixar!).
Vá cabeça fresca, linda e maravilhosa e sem STRESS.
Mil beijos e uma óptima sexta

Luna Leve disse...

Olá kinda!

Espero que tudo se resolva!! Realmente é muito importante fazermos análises e tentar perceber como funciona o nosso organismo só assim conseguiremos manter-nos saudáveis.
Eu também vou sempre cuscar à net e livros sobre tudo o que aparece em exames porque os médicos às vezes levam sempre tudo com uma tranquilidade que até dá para desconfiar...tipo, eles têm dezenas de doentes, estão-se lá para chatear com as pessoas que levam mesmo a sério a saúde!!!

Enfim, já disse a um (do SNS) directamente que sou eu que lhe pago o ordenado!!! Para ele me atender melhor! eheheheh

Beijos e toda a sorte do mundo!!

"Melhor ser Alegre do que Triste." (Rose) disse...

Oi Tágibe, melhoras e que esse cortisol abaixe logo!1 Bjos

Crista disse...

Bom fim de semana amiguinha, pensamento positivo e mil abraços apertados.

Anónimo disse...

Oi Tágide,
Sei bem como são essas fases de desânimo. Passei por uma há pouco tempo, mas já estou recuperada e pronta pra lutar novamente. A notícia boa amiga, é que essas fases passam e a gente volta com mais determinação ainda pra vencer. Força amiga! Você vai superar.
Mil beijinhos,

Chou disse...

Wow! O_O nunca tinha ouvido nada desse Cortisol. Se visse esse nome antes diria que era parte constituinte de um aerosol qualquer e não uma hormona! Já li que a adrenalina e o stress fazem engordar, mas não sabia bem porquê... Agora é com o cortisol que tenho que ter cuidado! /o\
Não sabia mesmo, mas ainda bem que nos informaste. Já li vários livros sobre emagrecimento e nenhum mencionou o Cortisol :S
Quanto aos DVDs, tu tens?! A sério?! :D Será que não dá pra passar por gmail? Aquilo tem muito espaço, e poupava o transtorno. Muito obrigada, não pensava que alguém iria ter xD
Bjoca**

AnaSakura disse...

verdade verdadinha é k d hormonas percebo eu, já k tnh dezenas de problemas a exe nível. Das minhas análises hormonais, só os valores da tiroxina estavam dentro do aceitável. D resto, os problemas hormonais podem d facto fazer c k n consigas perder peso com tanta eficácia, mas n t travam o processo a 100%. Antes d + nd tens k descobrir a origem da producão excessiva de cortisol e continuar c a RA, mas c uma postura diferente. Isto pk tns d t mentalizar k a tua redução de peso será + lenta k a das rstantes meninas, mas ao longo do tp irás perceber k o k importa é kt s perde e não em kt tp s perd.
Espero k td s resolva